1 de out. de 2008

Apresentação

Depois de semanas discutindo e planejando, iniciamos hoje, oficialmente, os trabalhos do Cenas da Guerra, um blog que pretende oferecer ao leitor uma opinião de filmes sobre a guerra, acreditando que cada um deles é uma forma particular de abordar a vastidão de temas que ela envolve.

Por conta da formação dos autores — embora o blog não tenha foco acadêmico —, os comentários (trazendo sempre dois pontos de vista sobre o mesmo filme) poderão tender para a História e a Estética, mas sem a pretensão de estabelecer “verdades históricas” ou julgamentos de valor estético universais e sem o compromisso de ficarmos apenas nesses campos. O que se busca é apresentar uma opinião que traga a dose certa entre a crítica subjetiva e objetiva. Além dos comentários, para aqueles que gostam de classificações em termos de nota, ao lado da ficha cinematográfica estará o índice registrado pelo Internet Movie Database (IMDb), fruto da média das notas dadas pelos seus milhares de usuários.

A princípio, a abordagem será em blocos de três filmes que tenham uma temática semelhante, sendo um a cada dez dias. Ressaltamos, no entanto, que esses os títulos escolhidos não serão necessariamente os que consideramos melhores nem os únicos sobre aquele tema e que os assuntos poderão se repetir em novos blocos de filmes. Ao mesmo tempo, indicaremos também ao menos um livro relacionado ao tópico em questão para cada bloco e marcaremos cada filme com etiquetas indicando as temáticas predominantes nele (holocausto, nazismo, combate marítimo, etc.) para que depois seja possível agrupá-los.

Por ser, na verdade, um experimento, o Cenas da Guerra tentará seguir essa metodologia até quando ela se mostrar apropriada, já que nosso compromisso maior é com a melhor forma de apresentar o conteúdo. Assim, mudaremos de rumo se for necessário. Por isso, comentários, sugestões e indicações serão sempre bem-vindos.

No próximo dia 5 de outubro, lançaremos uma postagem com o primeiro filme do primeiro bloco.

Até lá e boa leitura a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa a proposta do blog. Vida longa e podem contar com um leitor assíduo.

Li Arcos do Triunfo, também de Remarque. Muito bom... é sobre a sobrevivência de uma alemão desertor na França ocupada. As memórias da Segunda Guerra atormentaram Remarque mesmo.